O que falar sobre setembro amarelo?
- Alessandra Leão
- 4 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio, um tema emblemático e muito importante. Por vezes somos procurados por amigos, familiares ou conhecidos para um momento de conversa, na busca de acolhimento ou atenção que na verdade pode ser um pedido de socorro transformado num “grito” abafado de ajuda!
Muitos não conseguem verbalizar este pedido, por medo de serem julgados ou mal interpretados, mas demonstram no comportamento de afastamento ou exclusão do convívio social uma maneira de dizer: “não estou dando conta da vida.”
Quem chega na tentativa ou comete este ato, na verdade deseja acabar com a situação problema, com a dor que a situação enfrentada causa. Essa dor não é vista, é sentida! É real!
A tomada de consciência do que nos machuca ou saber a força de enfrentamento que cada um traz em seu íntimo, leva ao conhecimento e respeito dos nossos limites!
O processo psicoterapêutico proporciona autoconhecimento e ressignificação de nossas dores ou traumas, leva a prevenção de muitas doenças ou até mesmo o ato do suicídio.
Doença mental não é sinal de fraqueza ou tão pouco frescura!
Promova autocuidado e bem estar, faça terapia!
E você faz, incentive quem esta próximo à você!
Comments